quinta-feira, 3 de março de 2011

Sessões Iniciadas

Hoje iremos abrir sessões em que vamos abordar os dias de festas,comemorações e eventos cíclicos enfim hoje são 03 março de 2011.Sabe que dia é ? é o dia "Dia das Meninas" no JAPÂO.


03 DE MARÇO 

"Dia das Meninas"







Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

Festival das Meninas, comemorado no dia 3 de março, é uma data em que as famílias se reúnem para celebrar e desejar às meninas um crescimento saudável e feliz. Nessa ocasião, as casas onde moram meninas são enfeitadas com um conjunto de bonecas que representa a corte imperial.
Os sete degraus na exposição HinaO Festival de Bonecas (em japonês: 雛祭り, Hina-matsuri?), ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa, que ocorre no dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês. Plataformas com panos (em japonês: 緋毛氈, hi-mōsen?) vermelhos em degraus são dispostas para expor as bonecas (em japonês: 雛人形, hina-ningyō?), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian.



Disposição

 Primeira plataforma

An Emperor doll, with two handmaidensA fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador (em japonês: お内裏さま, O-Dairi-sama?) e a Imperatriz (em japonês: お雛さま, O-Hina-sama?). (Dairi significa Palácio Imperial, Hina é menina ou princesa). As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.

Segunda plataformaO segundo degrau traz três senhoras da Corte (em japonês: 三人官女, San-nin kanjo?). Entre elas há um recipiente.

Terceira plataforma:No terceiro degrau estão cinco músicos (em japonês: 五人囃し, Go-nin bayashi?). Cada segura um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.

Outras plataformas:Na quarta, quinta e fileiras mais baixas uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros (em japonês: ががく, Zuijin?), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

Origens e Costumes:O costume de exibirem-se bonecas começou durante o período Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de atrair os maus espíritos, e assim protegeria o dono.

O Hinamatsuri traz vestígios de um antigo costume japonês chamado (em japonês: 雛流し, Hina-nagashi?, lit. balsa da boneca) no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, que dirige-se ao mar, levando junto consigo os males ou os maus espíritos.

Costumeiramente é bebido durante o festiva o amazake, uma versão de baixo teor alcoólico do sake feito de arroz fermentado. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho.

Uma superstição popular diz que se a família deixa de montar a exposição inteira antes da noite de 4 de março,


  



Apresentações artísticas



* Taiko ou Tambor Japonês – famoso instrumento de percussão presente na música japonesa há mais de mil e quinhentos anos. É dito que o som do Taiko se assemelha à batida do coração da forma que é sentida e ouvida do interior do ventre materno.




 

Nenhum comentário: